Já exploramos bastante a diversidade de vegetação e flora em nossos destinos, então hoje você conhecerá a riqueza da fauna através de alguns animais marinhos que você pode conhecer em Ubatuba!
Em nossos passeios de lancha, mergulhos no mar, e outras atividades que oferecemos, às vezes temos a sorte de encontrar cardumes de peixes exóticos, grupos de golfinhos saltadores, e tartarugas marinhas que passam para dar “olá”. Separamos algumas curiosidades para você ficar atento!
Peixes – O que não falta por aqui!
Como você leu acima, a maior variedade em espécimes são os peixes e quase não dá para citar todos aqui, mas vamos tentar! Primeiro, eles são divididos em 03 grupos, cada um com características únicas:
- Peixes de Fundo
Conhecidos por muitos apelidos, como peixes das pedras, do coral e de toca, porque habitam as profundezas do oceano, principalmente as tocas formadas por rochas e os buracos de coral, são territorialistas e defendem seus lares, mesmo parecendo durões tem uma aparência encantadora por suas cores.
Alguns exemplos são: garoupas, badejos, budião azul, caranhas, cação lambaru e cação anjo, marimba, mero, paru, sargo, vermelho, chernes, namorado, pargos, bagre bandeira, corvinas, linguados, pescada, prejereba, piraúna e robalos.
- Peixes oceânicos
Diferente dos anteriores, são migratórios e fazem suas mudanças através das correntes marinhas, habitantes das águas profundas. Eventualmente vem a superfície, mas não se enganem, eles podem parecer frágeis mas são considerados lutadores de peso pesado e lutam para não serem vistos.
Exemplares: agulhão, atum, albacora da laje, cavala aipim, dourado e marlim.
- Peixes de Curso
São aqueles que estão só de passagem (literalmente, é o outro nome deles), são companheiros dos peixes migratórios, mas viajam em águas abertas que passam próximas às áreas costeiras profundas, como pontas de penínsulas, costões de mar batido, lajes e parcéis. Compartilhando mais semelhanças com seus amigos, são fortes e combativos, o “ clube dos b’s” é: barracuda, bicuda, bijupirá e bonito.
4. Golfinhos: saltadores e mergulhadores profissionais!
Quem nunca sonhou em ver golfinhos? Aqui é possível durante as nossas navegações, pois eles são muito sociáveis, adoram fazer amizade, além de exibir seus saltos. Eles tem a capacidade de saltar até 07 metros fora da água, nadar de 04 a 11 quilômetros por hora, e mergulhar até 300 metros de profundidade. São eternos adolescentes, vivendo em média até 17 anos, mas são muito crescidos (não só porque medem até 09 metros), mas também por serem o segundo animal e mamífero mais inteligente do mundo (atrás de nós humanos). Possuem o instinto de cuidar uns dos outros, se comunicam pelo canto e ecolocalização, graças a sua surpreendente audição.
5. Tartarugas Verdes: as idosinhas!
Você sabia que existem 05 espécies de tartarugas marinhas? Mas vamos focar na tartaruga verde que pode ser encontrada na região, conhecida como tartaruga aruanã, mais uma herança indígena pois em tupi significa “sentinela da natureza”. Todos sabem que elas vivem muitos anos, a idade mínima é de 80 anos, e em todas as fases de sua vida trocam de habitat: praias (filhotes), águas costeiras (jovens), e baías costeiras (adultas). Essas mudanças afetam sua alimentação também. Nascem onívoras e se tornam herbívoras, e seu tamanho varia de 112 a 120 cm, e o peso chega a 160 quilos.
Apresenta variações nas cores da carapaça com o passar do tempo, do verde claro ao escuro, com tons de amarelo e castanho, e a parte inferior da casca (plastrão) vai do branco ao amarelo. São tímidas, mas verdadeiros tesouros.
Se encantou ou ficou curioso com algum animal? Venha para Ubatuba com a Rainha Turismo Náutico, e tenha a oportunidade de conhecê-lo!