fbpx

4 ilhas paradisíacas para explorar em Ubatuba

Você se lembra do nosso primeiro post? Nele falamos sobre 5 praias imperdíveis para conhecer em Ubatuba, e agora apresentamos as ilhas! A seguir, você conhecerá as 4 principais, lembrando que ela não está aqui, mas temos um post exclusivo sobre a Ilha Anchieta, que pode conferir aqui no blog!

 

Além das praias, onde você poderá aproveitar o sol radiante, descansar e deitar-se nas areias fofas, curtir o refrescante mar, também pode explorar suas ilhas. Consideradas verdadeiros paraísos, com suas paisagens exuberantes, vegetação diversificada em espécies, rochedos e formações impressionantes, e uma variedade de passeios e atividades, elas são perfeitas para visitantes aventureiros!

 

  1. Ilhas das Couves –  A mais disputada pelos turistas

    Localizada no Litoral Norte, a Ilha das Couves é um arquipélago próximo à divisa com Paraty, chamado carinhosamente de “Um pedaço do Caribe no Brasil”. É rodeada por águas de tons esverdeados e azulados perfeitas para banhistas e mergulhadores, além de conter uma rica e bela fauna marinha. Para os destemidos, que ainda procuram tranquilidade, há uma trilha rápida para apreciar a flora predominante da Mata Atlântica, com acesso para as duas praias, Praia de Fora e Praia de Dentro. Com o aumento da procura, foi estabelecido um limite de visitantes, e turnos de passeios, por isso há muitos barcos desembarcando e embarcando, seguindo o fluxo da ilha.

 

      2. Ilha da Selinha – A irmãzinha das ilhas

   Também encontrada na região norte, a Ilha da Selinha, também conhecida como Ilha Rachada ou por seu apelido  “Ilha da bundinha”, é na verdade uma ilhota que desperta beleza e a curiosidade de quem a visita. Possui uma pequena praia, que é uma forte candidata ao título de “Menor Praia do Mundo” do Guinness Book. A Prefeitura está estudando as possibilidades, mas por enquanto ela é considerada a menor praia de Ubatuba. A ilha, que tem formato de coração, também tem como atrativos a vegetação composta pela Mata Atlântica, e as formações rochosas ao seu redor. Como não amar ou não querer conhecê-la? 

3. Ilha dos Porcos – Não é a do livro, mas é melhor!

  Não é a ilha escocesa da ficção de Mo Hayden, e sim a realidade ao norte, em frente à Praia do Engenho e dentro da Comunidade da Almada. A Ilha dos Porcos (ou Ilha da Almada), é misteriosa logo de cara, por ser uma ilha particular que possui apenas uma casa para aluguel, cuidada por um caseiro. Por ser pouco frequentada, é perfeita para fugir da agitação do dia a dia, e dos feriados que sempre lotam os pontos turísticos. Apesar de privativa, a praia pode ser frequentada livremente, possuindo uma larga faixa de areia fina com dunas que se movimentam, águas tranquilas e transparentes. Ao todo a ilha possui uma área de 192.000m² (equivalente a 92 campos de futebol) e 2.800 metros de trilha pelo bioma da região. 

 

 4. Ilha do Prumirim – A tartaruga de Mata Atlântica

 Possuindo o formato de uma tartaruga, uma encosta com tartarugas marinhas e peixes ornamentais, a Ilha do Prumirim é sinônimo de natureza, pela sua biodiversidade e herança indígena. “Prumirim” significa “pequeno rio de tubarão”. Coberta por 30 hectares de Mata Atlântica incluindo vegetação restinga, campos de samambaia e campos graminosos, a ilha se destaca pela sua calmaria, inclusive na praia, com acesso a um quiosque, águas rasas e aquecidas para relaxar e mergulhar, areia branquinha que foi cenário de uma famosa propaganda de protetor solar. Para um pouco mais de emoção, é possível caminhar até a ilhota ao lado através das pedras, passando por piscinas naturais. 

Sim, você pode percorrer o paraíso com a Rainha Turismo Náutico para te guiar! Acesse nossa área de Passeios para descobrir os horários e trajetos disponíveis, e agendar seu encontro com a ilha paradisíaca que deseja explorar primeiro.