fbpx

Conheça 05 tipos de praia em Ubatuba

O Brasil é dono de uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo, refletindo no nosso litoral com quase 10.959 quilômetros de extensão e uma variedade de praias encontradas principalmente aqui em Ubatuba.

Através de nossos conteúdos, você já conhece os destinos e belezas naturais que pode explorar nos passeios. Mas sabia que eles se diferenciam em suas formações? Pesquisas apontam que existem 05 tipos de praias no território.  Hoje, trouxemos as características particulares de cada um, além de alguns exemplos que você pode encontrar na região de Ubatuba com a Rainha.

 

  1. Praias Rasas

Conhecidas como o tipo mais comum no Brasil, as praias rasas recebem esse nome porque seu início é raso, com uma grande faixa de areia escura, fina e firme, mas torna-se mais profunda quanto mais próxima ao mar, possuindo declives e buracos ao fundo que se alteram constantemente. Por isso, sempre que entrar na água, a sensação será diferente.

 

Um exemplo de praia rasa que você pode  experienciar é a Praia da Lagoinha, localizada ao sul de Ubatuba, rodeada por exuberante vegetação, com o bônus de ter uma lagoa de água doce em contato com o mar. Outra curiosidade sobre essa praia, , é que são perfeitas para serem frequentadas por famílias, mas é preciso tomar cuidado com crianças e idosos em áreas mais fundas.

 

  1. Praias de Tombo

Citamos esse tipo brevemente no nosso último post “Skimboard: conheça o orgulho de Ubatuba”, quando apresentamos o ponto mais popular do esporte em Ubatuba: a Praia da Sununga. Essa e as demais praias de tombo são muito procuradas por praticantes de esportes radicais, pois é possível chegar rapidamente ao mar e as ondas quebram bem na beira. Isso ocorre pelas praias serem extremamente inclinadas na direção do mar, formadas por areias claras e tão fofas que afundam os pés, sendo recomendável ficar atento a cada passo que der. Portanto, é recomendado estar atento a cada passo que der.

 

  1. Praias Intermediárias

Também conhecidas como “praias mistas”, as praias intermediárias são uma combinação das praias rasas e das de tombo. Ao mesmo tempo que possuem uma linha de areia grossa e são próximas ao mar, o nível de profundidade vai aumentando conforme o sentido do oceano.

 

  1. Praias de Enseada

 Enseadas são espaços entre as areias e mares, utilizados como portos para embarcações. Já as praias de enseada seguem e possuem uma curvatura em formato de arco ou seio, com águas calmas e ondas menores, excelentes para quem busca relaxamento.

Um exemplo bem claro é a Praia da Enseada, próxima ao centro da cidade. Estruturada para receber turistas, ela oferece inúmeras atividades e locais de lazer, como quiosques, pousadas, passeios e práticas esportivas.

 

  1. Praias Abrigadas

Por último, temos verdadeiros modelos de calmaria: as praias abrigadas. Nelas raramente surgem ondas, correntezas ou arrastos, mas o maior diferencial são seus “abrigos” (morros e terrenos altos que a rodeiam), que servem como proteção em dias de vento forte ou ressaca. Em Ubatuba, temos a Praia Domingas Dias, um refúgio para passar uma temporada tranquila e afastada de grandes centros urbanos.

 

Quer conhecer melhor os tipos de praia? Aproveite que o feriado prolongado está chegando e venha aproveitar os passeios de lancha por Ubatuba, lembrando que as melhores condições, você só encontra com a Rainha Turismo Náutico!